Entrevista


ENTREVISTA COM MESTRE MANCHA

1)QUANDO E PORQUE FUNDOU O GRUPO DESTERRO CAPOEIRA?
Em 1999, fundei minha própria associação de capoeira, denominada Desterro Capoeira, com o objetivo de apoiar mais meus alunos na parte técnica, teórica, na formação profissional, na valorização do ser humano, sempre trabalhando com integração, respeito e dignidade.

2)MOMENTOS MARCANTES NA SUA VIDA DE CAPOEIRISTA.
A minha vida teve vários momentos marcantes, quando cheguei ao Rio de Janeiro ainda garoto, para treinar capoeira, a primeira vez que joguei com Mestre Camisa, meu primeiro trabalho com a Capoeira, enfim teve vários momentos que não esqueço até hoje.

3)O QUE PROCURA TRANSMITIR AOS SEUS ALUNOS?
Várias coisas como: determinação, honestidade, que valorizem a Capoeira como Cultura Brasileira, eu procuro transmitir a eles a Capoeira em todos seus aspectos, pois o meu objetivo não é só formar capoeiristas, mas sim, cidadãos de bem, utilizando a Capoeira como instrumento de cidadania.

4)QUAL SONHO GOSTARIA QUE SE REALIZASSE  NA DESTERRO CAPOEIRA?
Que a Desterro Capoeira cresça no mundo da Capoeira, que se expanda por todos os estados brasileiros, vários países e que se mantenha sempre forte e unida.

5)O QUE VC  ACHA DA CAPOEIRA ATUAL?
A Capoeira hoje cresceu bastante em todos os seus aspectos, está sendo mais divulgada na mídia, não só no Brasil, como no mundo, em matéria publicada no dia 07 de Setembro de 2005, a Revista Veja mostrou em números, a força da Capoeira no país, perante as outras lutas, judô, jiu -jitsu, kung- fu, e taekwondo somaram 3.620.000 praticantes, a Capoeira sozinha alcançou o número de 6.000.000 de adeptos, nós devemos isso ao bom trabalho desenvolvido pelos Mestres mais antigos, que plantaram uma sementinha e que hoje muitos estão colhendo.

6)O QUE A CAPOEIRA REPRESENTA EM SUA VIDA?
A Capoeira pra mim é tudo, faço desde criança, é minha profissão, tudo que tenho na minha vida, foi através da Capoeira que conquistei e eu não conseguiria viver sem ela.
7)QUAIS MESTRES QUE INFLUENCIARAM NA SUA TRAJETÓRIA COMO CAPOEIRISTA?
Na minha trajetória como capoeirista teve vários Mestres que me influenciaram, mas teve um Mestres em especial, que ajudou a formar o meu caráter, que foi muito importante na minha formação profissional e na minha vida.
O Mestre Camisa é uma pessoa muito especial pra mim, me identifiquei muito com seu trabalho e sua filosofia, me ensinou a enxergar a Capoeira como profissão, a ser forte, sempre me espelhei nele. Pelos seus bons exemplos, hoje sigo a sua filosofia de trabalho e tento passar aos meus alunos da melhor maneira possível, tudo que ele me ensinou. Pois ele é e sempre será uma referência para mim.
Hoje sigo o meu trabalho com a Desterro Capoeira e agradeço a todos os ensinamentos que obtive com o Mestre.

8)FALE UM POUCO SOBRE O TRABALHO QUE DESENVOLVE ATUALMENTE.
Hoje meu trabalho está ligado á escolas, centro educacionais, academias e na Sede da Desterro Capoeira.
Com um trabalho forte e sólido e muito reconhecido, pois já é um trabalho de 15 anos aqui na Grande Florianópolis, pois a Capoeira aqui na Ilha já tem há 30 anos, com certeza o meu trabalho está sendo uma referência para muitos capoeiristas daqui.
Pois eu sou um dos maiores divulgadores da Capoeira no estado, saímos em 13 Revistas á nível Nacional especializada na Capoeira, jornais, várias emissoras de televisão e com 27 edições do nosso próprio jornal.
No ano de 2008 conseguimos realizar nosso sonho de construir nossa Sede própria e em 2010 lançamos o 1º CD da Desterro Capoeira com composições  inéditas, para todos os públicos.

9) É POSSÍVEL CONSEGUIR ESTABILIDADE FINANCEIRA TRABALHANDO APENAS COM CAPOEIRA?
Sim, pois já trabalho há anos com a Capoeira, tenho ela como minha profissão e sustento hoje minha família, tenho minha casa própria, meu carro, moto, e tudo que conquistei foi através da Capoeira com muito orgulho, sempre acreditei nela e hoje sou um profissional nessa arte. Onde ministro aulas para todas as idades, também realizo palestras e cursos, buscando sempre prestar um excelente serviço à sociedade.
E mostrando o real valor que a Capoeira tem em cultura e vivência.
“Capoeira é um esporte que educa”.

10)QUAIS SÃO SEUS PLANOS PARA O FUTURO?
Meus planos para o futuro são muitos, mas vou citar alguns: lançar o 2º CD Desterro Capoeira, um CD de Capoeira Infantil, Livros, expandir cada vez mais nosso trabalho não só no Brasil, mas também no exterior e sempre levar o trabalho da Desterro Capoeira no caminho do bem.
11) DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS CAPOEIRISTAS, OU AQUELES QUE AINDA PRETENDEM TREINAR CAPOEIRA.
Para você que está treinando capoeira, treine bastante, se dedique, respeite sempre seu Mestre, estude os fundamentos da Capoeira que é fundamental para ser um bom capoeirista.
Para você que quer iniciar na Capoeira, não se esqueça de escolher o Mestre de forma crítica e consciente de que ele será para você, uma pessoa muito importante que lhe orientará para a vida, dentro e fora da Capoeira.