Desterro


O QUE É DESTERRO – CAPOEIRA

Desterro Capoeira é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como objetivo expandir e divulgar a Capoeira como arte, cultura e educação, não só no Brasil, como também no exterior.
Trabalhando com alunos de todas as idades e classes sociais, não só formando capoeiristas, mas sim, cidadãos de bem, pois através da Capoeira fazem várias campanhas, incentivando a paz, união entre as famílias e prevenção contra as drogas.
A Desterro Capoeira nasceu em Florianópolis – SC, no ano de 1999, tendo como seu fundador e presidente Marcos Vinício Taques, o Mestre Mancha.

 FUNDAMENTO

As atividades da Desterro Capoeira estão baseadas nas duas vertentes da Capoeira: Capoeira Angola e Capoeira Regional.
Deixando livre a criatividade do capoeirista para criar condições de jogar a cada ritmo, salientando a evolução técnica, preservando fundamentos e tradições, cuidando da confecção de instrumentos e uniformes.
Sempre respeitando a integridade física do seu oponente, tendo harmonia e deixando–se executar os movimentos ao som do berimbau.

FILOSOFIA


A Desterro Capoeira tem como filosofia desenvolver seu trabalho utilizando a Capoeira como instrumento de integração e inclusão social, valorizando o ser humano em todos os sentidos, ajudando a seguir o caminho do bem, incentivando ao estudo, trabalho e respeito, evoluindo não só na Capoeira, como na vida, valorizando a cultura, preservando e mantendo seu valor, levando a Desterro Capoeira em todos os lugares: universidades, escolas, clubes, associações, centros educacionais e comunidades carentes.
O maior objetivo é resgatar o valor do Professor de Capoeira como transmissor de cultura, vivência e educação, fortalecendo e engrandecendo o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal, sendo um verdadeiro educador. No grupo Desterro Capoeira se preserva a união, amizade e respeito na família, na escola e na sociedade acima de tudo.

O QUE É BATIZADO


É uma festa de introdução do instruendo no universo da Capoeira.
O aluno recebe sua primeira graduação, jogando com Mestres, Professores ou graduados que serão seus padrinhos na Capoeira.
Mas a sua avaliação para fazer a troca de graduação acontece no dia a dia, com sua participação, treinamentos, dedicação e respeitando a hierarquia da Desterro Capoeira, se o aluno não corresponder a esses requisitos, ele não trocará de graduação.
O batizado é um dia muito especial, onde o aluno demonstra o que aprendeu para amigos e familiares presentes. Esse evento acontece uma vez por ano e que é muito esperado por todos os integrantes da Desterro Capoeira.
Os alunos são chamados por seus apelidos, que entram na roda, caminhando em círculo, na primeira vez que passar frente ao berimbau, o aluno demonstrará seu respeito devendo flexionar o corpo e tocar com os dedos da mão no chão de forma que sua cabeça passe abaixo da altura da cabaça do berimbau. A caminhada só se encerra após a chamada do último aluno, com todos caminhando enfileirados. Em seguida um a um, os “batizados” se apresentam ao pé do berimbau para, pela primeira vez terem direito de jogar com o
professor ou mestre, que o “apadrinha” assim recebendo sua primeira graduação e jogando com capoeiristas mais antigos formalizando seu batizado e iniciando seu ingresso no mundo da Capoeira.

FORMAÇÃO DO CAPOEIRISTA

O aluno entra com a corda crua, e depois uma vez por ano poderá ser promovido, desde que preencha os requisitos para a promoção, sendo avaliado em toda a sua condição técnica, dedicação, caráter, disciplina e exigências que dizem respeito aos conhecimentos inerentes a cada graduação. O aluno graduado que demonstrar elevado nível técnico e teórico e tendo trabalhado, sem medir esforços, na capoeira poderá ser promovido à corda que corresponde ao seu trabalho na capoeira. No batismo o aluno que apresentar o nível elevado poderá ser promovido a uma ou mais cordas acima da sua graduação atual.

UNIFORME

O uniforme consiste em: calça branca de helanca, com oito passadores na cintura, tendo um laço lateral para segurar a calça, com costura externa, reforço no fundo (gancho), bainha na altura do tornozelo e corda atada do lado esquerdo do corpo, com o logotipo da Desterro – Capoeira bordado no lado esquerdo da perna, 5 cm abaixo dos passadores;
-        Camisa de malha branca com logotipo da Desterro – Capoeira frontal. Nas costas terá a identificação do Estado e o nome do responsável pelas aulas, bem como patrocínio ou eventuais criações com o nome Desterro;
-        Corda usada em duas voltas, sendo atada na cintura do lado esquerdo do corpo, com o nó “Boca de Lobo” e nas pontas feito com o nó “De Rosa”, que ficarão na altura do joelho. A corda é feita em algodão cru, confeccionada com três partes iguais dentro do padrão da Desterro – Capoeira.